
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, tem como base o D.A.R.E. “Drug Abuse Resistance Education“, criado na cidade de Los Angeles - EUA, em 1983, pela Professora Ruth Rich, do Distrito Escolar de Los Angeles, em conjunto com o Departamento de Polícia daquela localidade. Hoje o Programa está presente nos 50 Estados americanos e em 58 países, inclusive no Brasil, onde está sendo aplicado em todos os Estados.
No Brasil o PROERD chegou em 1992, na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com a vinda de Policiais Mentores de Los Angeles nos USA, com o apoio da Embaixada Americana.
Em Cascavel este semestre o Proerd conta com quatro Policiais instrutores sendo estes Sgt Marli, Cb Leoni, Sd Ramos e Sd Fernandes formando hoje dia 03/07/2008 1.824 alunos de 4ºsérie de escolas municipais, filantropicas e particulares.
O PROERD, embasado na Filosofia Construtivista de Piaget, Wallon e Vigotsky, é, pedagogicamente, estruturado em 10 lições, de
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo. As atividades foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
A participação do estudante, neste contexto, pode ser incorporada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros pertinentes. As aulas ensinam as crianças a reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver a civilidade. O Professor mantém um importante papel de apoio, devendo permanecer na classe enquanto o Policial Militar está ministrando a aula. No final do Programa são entregues diplomas aos alunos participantes em solenidade de formatura.
Um importante elemento do PROERD é o uso de alunos líderes naturais, que não fazem uso de drogas, como modelos positivos para influenciarem os demais. As escolas, assim como as famílias, são essenciais para o bom desenvolvimento do Programa, que em trabalho conjunto (Escola + Família + Polícia Militar), operam em favor da criança.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo.
Ao término da aplicação do Programa é solicitado para que as crianças elaborem uma redação sobre a validade do mesmo e em cada turma são escolhidas as três melhores redações que deverão ser agraciadas com uma lembrança, sendo selecionadas as três melhores redações de cada Escola e as três melhores redações de cada município. Esta lembrança pode ser representada, por uma caneta, chaveiro, caderneta de poupança ou outro, a critério da entidade ou empresa patrocinadora, constituindo-se, desta forma, em apoio e incentivo à participação das crianças e adolescentes, de suas Famílias, Escolas e Municípios no Programa.
A cooperação da sociedade é fundamental e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes do Estado do Paraná, criando, dessa forma, uma rede projetiva crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário