REDAÇÃO PROERD – COLÉGIO ITECNE - 2008
Quis aprender sobre as drogas!
Quis aprender sobre a violência!
Quis aprender sobre a vida!
E foi em uma aula do Proerd, na minha escola, que conheci tudo o que quis e muito mais. E o mais importante que aprendi foi dizer NÃO às drogas e à violência de uma maneira inteligente e completa.
Vou citar algumas dicas que aprendi e que considero essencial para nossa vida:
Com relação ao cigarro, esse pedaço de fumo, posso dizer por exemplo que afeta o cérebro, as vias aéreas, pulmões, coração, fígado, rins e a bexiga, enfim, esse fumo prejudica muitos órgãos do nosso corpo. Cerca de duzentas mil pessoas morrem por ano por causa do cigarro, isso significa que todo ano os fabricantes de cigarros tendem a achar mais 200.000 clientes (fumantes). Pensem bem, pode ser que essas 200 mil pessoas morrerem não irá fazer a mínima diferença em nossas vidas, mas, pense mais um pouco, por incrível que pareça faz e muita diferença, sabe por que? Essas pessoas antes de morrerem ficam em hospitais e fazem cirurgias, gastam muito dinheiro, esse dinheiro gasto poderia ser investido na construção de escolas, hospitais ou para empregar muitos que estão desempregados.Se você acha que os menores de 18 anos usam drogas porque podem, fique sabendo que no Brasil é proibido a venda de tabaco a menores de 18 anos. Mas é agora que digo: não gaste dinheiro com uma coisa como o cigarro, que além de afastar as pessoas que você ama pode te fazer muito mal.
Outro mal é o álcool, você sabe porque a maioria das pessoas se interessam por bebidas alcoólicas? Sabe aquelas propagandas de cervejas que aparecem na tv? Onde só existem mulheres bonitas e homens feios rodeados por elas? Muitos homens começam a beber por achar que assim irão ganhar mulheres como aquelas e os amigos irão achar ele o máximo. Mas não para por aí não, as mulheres também começam a beber por um motivo bobo, sabe qual? Elas acham que bebendo ficarão bonitas. E aí você acha que as pessoas que criaram essas propagandas inteligentes? Lógico que são, mas garanto que nós somos muito mais!
O álcool afeta nosso corpo do mesmo modo que o cigarro e também é proibido para menores de 18 anos.
Quando alguém começa a beber passa por três fases: a primeira é a do macaco, onde faz macaquices e todos acham graça, o máximo; a segunda é a do leão, onde ele já age de maneira violenta com a família; e a terceira fase é a do porco, onde a pessoa fica suja e fedida, aí ninguém mais gosta dela e muitas famílias não querem uma pessoa dessa dentro de casa. Mas não é porque você bebeu uma lata de cerveja com os amigos que vai acontecer isso, é muitas pessoas exageram e muito, muito mesmo.
Geralmente muitas coisas acontecem por causa da pressão de grupo, essa pressão muitas vezes faz com que as pessoas mudem de idéia em relação as drogas, por exemplo, é como uma chantagem emocional, que todos já devem ter passado, um momento muito difícil, mas você tem que sempre dizer “NÃO” argumentando a pessoa no porquê. Por exemplo, Seu colega diz que duvida que você fume um maço de cigarro que tem escondido no pátio da escola, ele continua falando que todos já experimentarame por isso são populares e que se você não experimentar não poderá participar do time de futebol e ele não será mais seu amigo! Como você agiria em um problema assim? Será que essa pessoa é sua amiga, oferecendo uma coisa que te prejudicará? É nessa hora que você deve argumentar e pedir se ela é sua amiga, e se ela lhe responder que sim, você vai “retrucar” dizendo que se ela fosse mesmo sua amiga não iria oferecer a você uma droga. Com isso você até poderá fazer ela mudar de idéia sobre as drogas, isso será muito bom pois se ela pensar positivo pode até ensinar outras pessoas o perigo que a droga tem.
Hoje foi minha última aula Proerd, só de pensar já sinto um pouco de saudades da aula, adorei ter essa oportunidade de conhecer e saber me defender melhor das drogas e da violência, tomara que você também tenha, ouvindo ou lendo minha redação que fiz com tanto carinho.
Aluna: Talita Gabriela Schu
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pela iniciativa da PM e das Escolas...
Postar um comentário