segunda-feira, 6 de julho de 2009

Materia Jornal Integração

Proerd forma primeira turma em Cafelândia

Uma noite cheia de homenagens e surpresas, assim foi à formatura da primeira turma do Proerd no município de Cafelândia. Aproximadamente 900 pessoas lotaram o salão de festas da Aercol para acompanhar a cerimônia de entrega dos diplomas aos proerdianos.
O evento teve a coordenação da Tenente Márcia Bobko Bilibio e contou com a presença do Prefeito de Cafelândia, Estanislau Mateus Franus, a primeira dama Nilva Franus, o presidente da Copacol Valter Pitol e a secretária de Educação Rozane Pitol.
Receberam o diploma 296 crianças de 1ª a 4ª séries das escolas de públicas e privadas de Cafelândia, sendo elas: Escola Municipal Theofânio Agapito Maltezo, Colégio Atual, Escola Municipal Teotônio Vilela, Colégio Dinâmica, Escola Municipal Manoel de Nóbrega e Escola Municipal Os Pioneiros de Cafelândia.
O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos. O PROERD é desenvolvido por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
As aulas em Cafelândia foram ministradas pelos instrutores, Cabo Leoni Canova de Azevedo, Soldado Fernando dos Santos Ramos e Soldado Fernandes Adalberto Schu, que fizeram a entrega dos certificados aos alunos. No evento também aconteceu à leitura das redações feita pelos alunos com o tema PROERD. Ao todo foram escolhidas três redações escritas pelos alunos: Kátia Maria Cavalcante, Gabriel Henrique dos Santos e Kaio Arlei Strelow. Após as homenagens foi realizado o juramento dos alunos que mostraram estar preparados para evitar e denunciar a comercialização de drogas e o uso da violência.
O prefeito Franus, destacou a importância da implantação do Proerd em Cafelândia. “É muito bom ver nos olhos dos policiais a emoção na formatura das crianças. Tenho a certeza que todas essas crianças absorveram as informações e vão colocar em prática para termos futuramente jovens e adultos constituindo uma sociedade exemplar,” disse. O presidente da Copacol Valter Pitol, parceiro do programa avaliou que “A cooperativa se sente muito gratifica em apoiar um programa como esse que tem como objetivo formar cidadãos esclarecidos sobre os males causados pelas drogas, álcool e cigarro. Essas ações vem de interesse com o anseio da cooperativa, todos as pessoas que estiveram envolvidas estão de parabéns.” A Secretaria de Educação Rozane Pitol, frisou a importância do trabalho em conjunto para a continuidade do que foi apresentado nesses meses de programa.
A Tenente Márcia Bobko Bilibio, também destacou a importância da parceria entre a prefeitura de Cafelândia e a empresa Copacol para o desenvolvimento do PROERD em Cafelândia. “Tanto a administração municipal, quanto a empresa demonstraram claramente a política de responsabilidade e preocupação com o bem estar da comunidade.”
As aulas do PROERD em Cafelândia aconteceram durante dez semanas, sendo realizada uma aula por semana ao longo de um semestre do ano letivo.


Autor: Redação04 na integra no site: http://www.jintegracao.com.br/?inc=2&id=1781

Nenhum comentário: